Seg, 19 de Março de 2012 00:00 |
Competir com players tradicionais pode ser má ideia. Com a base de assinantes globais das MVNOs (operadoras móveis de rede virtual, tradução livre para mobile virtual network operator) crescendo para 214 milhões em 2016, essas empresas deverão encontrar novos nichos de atuação para ir além do tradicional modelo de descontos, sugere um relatório divulgado esta semana pela empresa de pesquisas Pyramid.
A
pesquisa analisa MVNOs bem-sucedidas de mercados desenvolvidos e tenta
tirar lições para os mercados emergentes. A Pyramid tentou descobrir que
tipo de MVNO foi bem sucedido em mercados desenvolvidos como o Reino
Unido, terra natal de gigantes como a Virgin Mobile, Lebara Mobile,
Tesco Mobile e LycaMobile, onde as MVNOs respondem por 17% de todos os
chips SIM em operação.
A Pyramid analisou diferentes tipos de MVNO,
começando com as chamadas “MVNOs étnicas” (voltadas a atender grupos
populacionais específicos) e calculando o potencial de mercado desses
serviços.
"Ao olhar pela perspectiva de valor, MVNO que
buscam o mercado de massa têm perspectivas de retorno financeiro
limitadas", diz Sylwia Boguszewska, analista sênior da Pyramid.
A chance de sucesso aumenta quando elas encontram
nichos de clientes, tais como clientes de negócios ou de M2M. "Graças à
proliferação de redes 3G+ e a explosão de aplicações e serviços de
dados, as MVNOs estão se aventurando com sucesso para além da oferta
tradicional de voz e SMS mais baratos, o que por sua vez leva a uma
maior especialização", acrescenta Boguszewska.
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segunda-feira, 19 de março de 2012
Pesquisa: sucesso das MVNOs pode estar nos mercados de nicho
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