E-Ealth

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Modelos de MVNOs brasileiras acabaram afastando muitos interessados
Qui, 01 de Dezembro de 2011 10:41
Regras brasileiras limitam vantagens.
A regulamentação para as operadoras móveis virtuais terminou por afastar empresas que investiriam em MVNOs, de acordo com o advogado especialista em telecomunicações, Fernando Schulhof, que participou do IP Expo nesta quarta (1o).
"Se a companhia opta por se tornar uma credenciada, não é 'dona' da base de clientes e se for autorizada, tem que investir em toda a infraestrutura e vai demorar para começar a operar. Lá fora, as operadoras móveis virtuais se focam no marketing, relacionamento com o clinete, fidelização da marca. Só aqui estes modelos são considerados MVNOs", analisou.
Ele enfrenta problemas ao explicar para multionacionais interessadas em investir aqui que leva um ano para sair a licença, mais um ano e meio para montar a infraestrutura e provavelmente a venda deve começar na Copa. "O problema é que não há competição entre as empresas que fornecem rede".
Outro problema de ser uma operadora móvel virtual credenciada é que não é possivel fazer um plano de serviços diferenciado rapidamente, em compensação, o início das operações é mais ágil, porém a MVNO será comissionada. Na autorizada, a migração de rede e plano de serviços diferenciado são mais rápidos, porém demora-se para começar a operar e requer muito investimento em infraestrutura
O advogado também justifica que o nosso serviço de telefonia só pode ser o mais caro do mundo: "são 40% de impostos, mais taxas de ativação e manutenção (TF1 e TFF), estas últimas duas pagas antes que o cliente comece a gerar renda e teoricamente destinada a áreas como a saúde. São complicadores se pensar que o gasto médio de um assinante de telefonia é R$10".
Estão em andamento processos de operadoras de telefonia virtual com a Sisteer; Virgin Mobile, que focará em jovens como no mundo todo; Porto Seguro e Datora. "A MVNO pode dar uma experiência de atendimento diferenciada ao cliente. É um meio de acesso ao clonsumidor 24 horas por dia. Permite monitorar onde ele está o cliente e seu o perfil de tráfego".

Nenhum comentário:

Postar um comentário