E-Ealth

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Claro entra na disputa com a Vivo pela internet superveloz

Por Talita Moreira | De São Paulo

A Claro acirra a disputa pelo usuário de internet móvel ao inaugurar, hoje, sua rede 3G+, atualização tecnológica que permite o acesso à web com velocidade três vezes maior que a proporcionada pelos serviços convencionais de terceira geração (3G). A operadora do grupo mexicano América Móvil destinou a esse projeto boa parte dos investimentos de R$ 3,38 bilhões que fez neste ano.
A rede 3G+ da Claro está disponível em todas as cidades onde a empresa tem rede de terceira geração - são cerca de 700. O serviço poderá ser acessado, sem custo adicional, pelos assinantes da operadora que tiverem aparelhos compatíveis com a tecnologia.
Assuntos relacionados
A estratégia é diferente da adotada pela Vivo. A operadora da Telefônica lançou em novembro uma rede 3G+, mas inicialmente a tecnologia está restrita à Região Metropolitana de São Paulo e será cobrada mensalidade de R$ 199,90 no plano que permite o consumo de 10 gigabytes. Há desconto de 50% para os assinantes do Speedy, o serviço de banda larga fixa do grupo.
Não é casualidade que os investimentos em 3G+ venham da Claro e da Vivo. As duas operadora são as que têm mais assinantes de serviços pós-pagos e disputam a liderança no mercado de internet. A Vivo detém a maior rede de banda larga móvel, com presença em quase 2 mil municípios. A Claro tem a maior base de aparelhos aptos a captar as redes de terceira geração.
O movimento da Claro no 3G+ é ousado e necessário. A operadora passou boa parte deste ano ocupada em fazer investimentos na rede e em participar da reorganização dos ativos da América Móvil - que também incluem a Embratel e a Net. As companhias, pouco integradas, passaram a trabalhar e investir de forma coordenada desde o ano passado. Porém, ao se debruçar em assuntos internos, a Claro acabou perdendo para a TIM a vice-liderança no mercado brasileiro.
O presidente da Claro, Carlos Zenteno, minimiza o assunto. "Estamos fazendo um trabalho consistente e ele vai nos levar à liderança", afirma o executivo, que concedeu ao Valor sua primeira entrevista desde que assumiu o cargo, em setembro de 2010.
Enquanto investe na internet rápida, a Claro também aposta em redução de preços e convocou o jogador Neymar para ajudá-la a se revitalizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário