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sábado, 15 de dezembro de 2012

Ciena aposta em parceria com operadoras para atingir mercado corporativo




Para as próprias operadoras, plano é apresentar alternativas para reabilitar rede de fibra óptica elevando capacidade sem troca da infraestrutura

Neste ano, as operadoras de serviços de telecomunicações começaram a oferecer serviços por meio de fibra óptica nos domicílios (Fiber To The Home) que lhe garante velocidade. Ademais, as empresas precisam de redes de fibra bem estruturadas para escoar o tráfego gerado pela ampliação da conexão móvel. No entanto, o orçamento disponível para investimento em nova infraestrutura não aumentou na mesma proporção da alta na demanda. Neste cenário, as empresas buscam ganhar capacidade de tráfego, sem necessariamente trocar as redes de fibra instaladas pelo país, algumas com dez anos. Para isso, precisam ser precisas na compra de tecnologia.

Com soluções para reabilitar redes de fibra óptica instaladas no país há dez anos, a Ciena quer mostrar que pode ajudar as operadoras de telecomunicações a vencerem este desafio. “Temos comprovado nossa capacidade em incrementar a capacidade de transmissão e a velocidade no mesmo par de fibras, e as empresas vêem valor nisso”, explica Patricia Vello, diretora de vendas da companhia no Brasil, referindo-se à tecnologia WaveLogic, que permite fibras de 10G transmitirem 40G ou 100G.

Na avaliação de Vello, a disponibilidade deste tipo de tecnologia, juntamente ao momento de estabilidade da empresa no país, possibilitará à Ciena ganhar participação de mercado no Brasil em 2012 e 2013. “Em 2010, compramos a tecnologia de fibra óptica da Nortel do Brasil, mas não a empresa. Então o desafio era construir a companhia e abrir mercado. Agora a Ciena está estabilizada e o objetivo é melhorar nossa posição no mercado”, diz ela.



O Brasil é um dos mercados-foco da Ciena, de acordo com relatório dos resultados financeiros da companhia no terceiro trimestre do ano, citado juntamente com Oriente Médio, Rússia, Japão e Índia.

Para competir com fornecedores como a chinesa Huawei, a francesa Alcatel-Lucent e a americana Cisco, a Ciena busca apoio em operadoras, com quem tem desenvolvido parcerias. “Este ano estamos usando operadoras para penetrar no mercado corporativo, além dos três canais parceiros”, explica Vello. 

A oferta de soluções de rede por meio das operadoras de serviços de telecomunicações é uma estratégia importante no Brasil porque as empresas do segmento estão, cada vez mais, trabalhando para agregar valor e se transformarem em fornecedores também de serviços, além de venderem capacidade de rede, se transformando em integradores.



Entre as operadoras parceiras da Ciena nesta estratégia, no mundo, está a British Telecom (BT), a Verizon e a Mobilis (com atuação no Oriente Médio). Por aqui, a lista de operadoras ainda é mantida em sigilo.

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