Além de rede moderna (4G, na móvel, e híbrida, na fixa), a cidade já conta com diversos serviços digitais para a população, inaugurados hoje
Com 3 mil habitantes e
uma população flutuante que chega a 20 mil em feriados prolongados, que
buscam o poder curativo de suas águas medicinais, Águas de São Pedro, a
187 quilômetros da capital São Paulo, se orgulha de ter o segundo IDH
do país (só perde para São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo), de
ocupar a liderança nas Américas em qualidade de água em percentual de
enxofre e sais e de contar com um ensino público de qualidade, entre os
melhores avaliados do Brasil. Hoje, conquistou mais um título: a
primeira cidade totalmente digital, ao aliar rede móvel de quarta
geração, e uma rede fixa híbrida (rede óptica no backhual e última milha
com tecnologia VDSL e armários distribuídos), que está entregando banda
larga com velocidade de até 25 Mbps.
A revolução digital por que passou Águas de São Pedro é resultado de uma parceria entre a Telefônica Vivo e a Prefeitura da cidade. Inaugurada oficialmente hoje (11), a nova rede convergente já oferece um conjunto de serviços digitais à população: agendamento via web na policlínica pública que conta com oito especialidades; gestão da vigilância sanitária (a primeira campanha, com agente equipados com tablets, será contra a dengue); um call center para tirar dúvidas de saúde da população e turistas com funcionamento 24 horas por dia e sete dias por semana (a cidade não tem hospital); um Portal de Saúde também disponível em totens e displays espalhados pela cidade; acesso WiFi nos pontos públicos; e alguns aplicativos para as escolas, como o Letivo (comunicação entre escola e pais de alunos), e bibliotecas virtuais (Nuvem de Livros e Nuvem do Jornaleiro).
Numa segunda fase, que será ativada em poucos meses, a área educacional será contemplada com cursos de capacitação de docentes e dispositivos móveis para professores e alunos. Na área da saúde, será implantado o prontuário eletrônico. E na de gestão administrativa, um programa de iluminação inteligente integrado à segurança e, como se trata de uma cidade pequena e turística, com relevante população flutuante, controle inteligente do estacionamento em área pública.
Prova de conceito
Ao investir na digitalização da pequena Águas de São Pedro, a equipe da Telefônica desenhou uma prova de conceito para, a partir dos erros e acertos desta experiência, expandir a experiência para outras cidades do estado, e futuramente, do país. As próximas localidades a serem contempladas muito provavelmente serão um distrito balneário — São Lourenço –, que pertence ao município de Bertioga (SP) e um bairro de Campinas (SP).
Ambas as localidades foram estudadas juntamente com Águas de São Pedro para se definir o piloto. “Temos muito o que aprimorar. Uma intervenção desse tipo na rede e na vida da comunidades traz enormes desafios também do ponto de vista interno da empresa. Envolve uma série de alterações nos procedimentos internos da empresa, nos sistemas de provisionamento, no back office, em alterações nos sistemas de informação e no de atendimento ao cliente. Estamos aprendendo com esta experiência para, depois, replicá-la”, contou Antonio Carlos Valente, presidente do grupo Telefônica Vivo no Brasil.
A revolução digital por que passou Águas de São Pedro é resultado de uma parceria entre a Telefônica Vivo e a Prefeitura da cidade. Inaugurada oficialmente hoje (11), a nova rede convergente já oferece um conjunto de serviços digitais à população: agendamento via web na policlínica pública que conta com oito especialidades; gestão da vigilância sanitária (a primeira campanha, com agente equipados com tablets, será contra a dengue); um call center para tirar dúvidas de saúde da população e turistas com funcionamento 24 horas por dia e sete dias por semana (a cidade não tem hospital); um Portal de Saúde também disponível em totens e displays espalhados pela cidade; acesso WiFi nos pontos públicos; e alguns aplicativos para as escolas, como o Letivo (comunicação entre escola e pais de alunos), e bibliotecas virtuais (Nuvem de Livros e Nuvem do Jornaleiro).
Numa segunda fase, que será ativada em poucos meses, a área educacional será contemplada com cursos de capacitação de docentes e dispositivos móveis para professores e alunos. Na área da saúde, será implantado o prontuário eletrônico. E na de gestão administrativa, um programa de iluminação inteligente integrado à segurança e, como se trata de uma cidade pequena e turística, com relevante população flutuante, controle inteligente do estacionamento em área pública.
Prova de conceito
Ao investir na digitalização da pequena Águas de São Pedro, a equipe da Telefônica desenhou uma prova de conceito para, a partir dos erros e acertos desta experiência, expandir a experiência para outras cidades do estado, e futuramente, do país. As próximas localidades a serem contempladas muito provavelmente serão um distrito balneário — São Lourenço –, que pertence ao município de Bertioga (SP) e um bairro de Campinas (SP).
Ambas as localidades foram estudadas juntamente com Águas de São Pedro para se definir o piloto. “Temos muito o que aprimorar. Uma intervenção desse tipo na rede e na vida da comunidades traz enormes desafios também do ponto de vista interno da empresa. Envolve uma série de alterações nos procedimentos internos da empresa, nos sistemas de provisionamento, no back office, em alterações nos sistemas de informação e no de atendimento ao cliente. Estamos aprendendo com esta experiência para, depois, replicá-la”, contou Antonio Carlos Valente, presidente do grupo Telefônica Vivo no Brasil.
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